terça-feira, 19 de abril de 2011

População visita Arquivo Público do Pará em celebração aos 110 anos de criação.

Visitantes no salão principal do APEP para assistir palestra e video
Na manhã desta terça-feira, 19.04, o Arquivo Público do Estado do Pará – APEP abriu suas portas à população em geral para conhecer a história e os espaços da instituição em comemoração aos seus 110 anos de fundação.

Em uma programação que incluiu visita monitorada, exibição de vídeos e exposição de documentos raros, o espaço recebeu estudantes de universidades, pessoas que transitavam no entorno do centro comercial de Belém e curiosos em descobrir como o Arquivo Público do Pará trabalha na reconstituição e preservação patrimonial de documentos históricos.

ALunos de história da UFPA no setor de gestão de documentos.

O professor da Universidade Federal do Pará – UFPA, Décio Guzman, ministra a disciplina Metodologia em História, e aproveitou a ocasião do aniversário para levar seus alunos ao espaço. Segundo o professor, o Arquivo Público do Pará precisa ser mais valorizado pelo poder público e pela sociedade, além de lembrar as preciosidades guardadas na instituição.
“Infelizmente hoje ele é lembrado por muitos como o arquivo morto do Estado. É preciso lembrar, por exemplo, que boa parte do arquivo histórico colonial existente aqui no Pará, Portugal não tem. É só aqui! Com tanta responsabilidade é fundamental como órgão do governo e as pessoas não têm consciência do valor deste espaço”, defende o professor Décio Guzman.

Ethel Soares do departamento de restauração
apresentando o setor aos visitamtes.

Para o aluno da Faculdade de História da UFPA, João Lima, o APEP é fonte de conhecimento humano. Segundo ele “O Arquivo Público é importante pela acessibilidade na pesquisa que aprimora nossos conhecimentos. Como cidadão aqui está a memória de nosso povo, como por exemplo, posso descobrir a história da minha família”.
Segundo a estudante Andrea Tavares, o APEP simboliza a identidade do povo paraense. “O que se deve começar é a trabalhar a conscientização das pessoas. Aqui você se identifica como paraense, já que neste espaço estão preservados a memória cultural da nossa população. Quando as pessoas em geral perceberem que aqui estão partes da sua própria vida, começaram a valorizar o Arquivo Público”, argumentou a estudantes.
Reconhecimento

Visitantes observando o mapa de Belém do inicio do século XX

O APEP, por meio da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará – Arqpep obteve grandes conquistas a nível nacional e de Estado. Em setembro de 2010 a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura - UNESCO concedeu ao acervo do período Colonial do APEP o selo “Memórias do Mundo”, reconhecendo o conjunto de documentos como um dos mais importantes e valiosos do Brasil.
No âmbito dos investimentos, a Arqpep conquistou dois importantes recursos por meio de editais para investir no Arquivo Público do Pará. O primeiro deles é o Edital CAIXA Cultural 2010, que já teve documento assinado em Belém no ultimo dia primeiro de abril, e prevê a restauração e digitalização do Acervo Colonial do Pará entre outras ações de mobilização social.
A terceira conquista da Arqpep para o Arquivo Público do Pará foi o Edital Petrobrás Cultural 2010 que tem previsão de assinatura de contrato até o próximo mês de maio, e prevê a compra de equipamentos modernos para arquivar os acervos já existentes e disponibilizá-los a população, entre outras atividades.
Luciana Kellen
Ascom – Arqpep / APEP

3 comentários:

  1. Parabens ao nosso "arquivo vivo" do Estado!
    muito orgulho em fazer parte de tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda equipe do APEP que é responsável por resguardar a história da Amazônia e fronteiras.

    Sintam-se abraçados meus amigos e amigas!

    Jackson Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Agradeço em nome de toda a equipe do APEP a participação de vocês aqui!!
    Divulguem este espaço e nosso twitter! Assim fortalecemos a promoção do Arquivo Público do Pará!

    Luciana Kellen, Assessora de Comunicação APEP / Arqpep

    ResponderExcluir