sexta-feira, 15 de abril de 2011

Arquivo Público do Pará completa 110 anos de criação

No próximo dia 16.04 o Arquivo Público do Estado do Pará - APEP completa 110 anos de criação. Vinculado a Secretaria de Estado de Cultura do Pará – Secult, o APEP destaca-se nacionalmente pela importância de seu acervo, sendo por este mesmo motivo um dos Arquivos mais importantes do país.

Construído em 1958 para ser o Banco Comercial do Pará, o prédio histórico que hoje acolhe toda a estrutura administrativa e acervos documentais do APEP oficializou-se a partir de 1901, mas recebia documentos oficiais para arquivo desde 1894 com registro das ações políticas e sociais dos administradores públicos, seja sob regência da Monarquia ou da República. Todo o acervo compreende do ano de 1646 aos anos 80 do século XX, sendo que desta última década há somente documentos do poder Executivo.

Salão da biblioteca do Arquivo Público
Acervo
São aproximadamente quatro milhões em documentos que registram fatos importantes da histórias do Pará, registros de nascimentos, embarque e desembarque de estrangeiros, documentos de posse de terras, entre outros, consultados mensalmente por cerca de 200 visitantes vindos de várias partes do mundo.

O Diretor do APEP, Eduardo Pinheiro, afirma que não só pesquisadores de história buscam informações nos acervos. Ele diz que o público hoje é diversificado entre estudantes e pessoas comuns que buscam até informações sobre seus antepassados imigrantes.

Hoje o APEP recebe todo tipo de público, como por exemplo, arquitetos que querem saber mais sobre estruturas de prédios antigos, profissionais do direito, da pedagogia e até pessoas comuns que buscam informações sobre sua arvore genealógica já que aqui estão documentos de entrada e saída de imigrantes”, explica o Direito do Arquivo Público.

Programação
Para comemorar o aniversário de 110 anos de criação, o APEP realiza no próximo dia 19/04, em Belém (PA), a partir das 8h e 30min, uma programação especial aberta ao público nas dependências de sua sede. Neste dia haverá exposição de documentos raros (históricos e digitalizados), vídeos e visita monitorada contando a história e importância do APEP. A diretoria informa que excepcionalmente nesta data não haverá consulta ao acervo.

Serviço:
Comemoração de aniversário de 110 anos do Arquivo Público do Pará
Dia: 19.04.2011 a partir das 8h30min
Local: Prédio do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP)
Endereço: Travessa Campos Sales, 272 – Comércio – esquina 13 de maio
Maiores informações: 3219-1110/1111
Entrada franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário