terça-feira, 19 de abril de 2011

Já teve inicio as atividades de restauração do acervo Colonial do Pará

 

Departamento de restauração de documento da APEP

Já está em plena atividade o Projeto “Preservação e Acesso: Proposta de digitalização da documentação colonial existente no Arquivo Público do Estado do Pará”, que teve contrato assinado no último dia primeiro de abril, entre o Arquivo Público do Estado do Pará - APEP, por meio da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará – Arqpep e a Caixa Econômica Federal.
Cerimonia de assinatura do contrato CAIXA, ARQPEP e Secult.
O recurso de 300 mil reais foi conquistado pela Arqpep por meio do Edital CAIXA Cultural de 2010, tendo o documento assinado pelo secretário da Secretaria de Estado de Cultura do Pará - Secult, Paulo Chaves, o Superintendente da CAIXA no Pará, Evandro Lima e pelo Presidente da Arqpep, Professor Fernando Artur.
Para o Superintendente da Caixa, Evandro Lima, o financiamento de projetos como a restauração dos documentos coloniais de posse da APEP são estratégicos no cenário de preservação da memória cultural brasileira.
“Nos últimos anos a CAIXA elegeu a cultura como um dos itens para promover, incentivar, valorizar e patrocinar. E dentro dessa perspectiva o Pará é estratégico. Para nós é um orgulho poder contribuir desta forma e fazer realmente que a cultura no nosso Estado tenha uma repercussão e melhora na prestação de serviço”, defende o representante da Caixa.

Restauradora do projeto.

Para o presidente da Arqpep, Professor Fernando Artur, a conquista no Edital CAIXA Cultural é um reconhecimento público da importância do Arquivo Público do Pará, principalmente no que diz respeito a necessidade em investir na instituição.
“Este recurso seguramente implica no reconhecimento que uma  instituição como o Arquivo tem sobre a memória e história do Pará e da Amazônia. Esse reconhecimento se materializa nesse apoio financeiro para que a gente valorize esta mesma memória na expectativa de que também isso possa se desdobrar em mais pesquisas e mais instrumentos”, argumenta o professor.
Já o secretário da Secult, Paulo Chaves, reconheceu o valor patrimonial do APEP e a importância de se preservar a história do Estado, além de destacar a  transparência na administração deste recurso.
“O Arquivo Público tem documentos do período colonial que serão digitalizados e assim conservando uma parte fundamental da memória histórica brasileira. E comprometo-me junto com a Arqpep em administrar esse recurso da melhor forma possível dentro do absoluto critério de transparência e honestidade, onde o recurso público deve ser totalmente direcionado a população”, defendeu Paulo Chaves.
O projeto

Restauradora mostrando um exemplar do acervo aos visitantes do APEP
 A “Preservação e Acesso: Proposta de digitalização da documentação colonial existente no Arquivo Público do Estado do Pará” é um projeto que irá desenvolver a restauração e digitalização dos documentos da Secretaria de Governo da Capitania - período colonial do Brasil (1649 a 1823 - séculos XVIII, XIX e XX).
Além disso, o projeto irá trabalhar com a educação patrimonial que irá direcionar bolsas a estudantes de 15 a 21 anos de escolas públicas e instituições que trabalham com adolescentes e jovens em situação de risco social.
Os documentos do período colonial em poder do Estado do Pará é o conjunto documental mais antigo e valioso do APEP, reconhecido pela UNESCO em 2010 como um dos acervos mais importantes do mundo. O presidente da Arqpep, Professor Fernando Artur, argumenta que o projeto além de sensibilizar a sociedade sobre a preservação documentos, quer promover a ação social.
“É preciso entender que esses documentos não são só do Estado ou de um grupo pequeno de historiadores. Ele tem que significar de fato a memória social, um conjunto mais expressivo,  rico e diferenciado. A sociedade em geral deve chamar para si essa responsabilidade. Não deixar apenas sobre os ombros do estado como se ele fosse  único responsável”, defende o professor.

Luciana kellen
Ascom - Arqpep / APEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário