terça-feira, 12 de abril de 2011

Arquivo Público do Pará suspende consulta pública ao Acervo Colonial do Estado

O Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) suspendeu por um período de seis meses a um ano a consulta pública ao acervo de documentos do período Colonial do Estado do Pará, compreendido entre os anos de 1649 a 1823. A medida vale desde o último dia 01/04 e foi necessária devido inicio da restauração e digitalização destes documentos.

Essas ações fazem parte de um dos projetos da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (Arqpep) contemplado com o Edital CAIXA Cultural no ano de 2010. Todo o acervo do Período Colonial passará por processos de tratamento técnico no Laboratório de Conservação e Restauro do APEP e em seguida serão digitalizados.

Os documentos servem de material para diferentes trabalhos científicos, trazendo pesquisadores de vários lugares do mundo à capital paraense. O Diretor do APEP, Eduardo Pinheiro, esclarece que os documentos do Projeto Resgate e as Cartas de Seis Marias, correspondentes ao Período Colonial, já estão digitalizados e continuam disponíveis para consultas.


Sobre o projeto
A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará (Arqpep) realiza projetos que tem como objetivo a restauração e digitalização de documentos da Secretaria de Governo da Capitania - período colonial do Brasil (1649 a 1823 - séculos XVIII, XIX e XX) que estão arquivados no Arquivo Público do Pará (APEP).

Os documentos do periodo colonial em poder do Estado do Pará é o conjunto documental mais antigo e valioso do APEP, reconhecido pela UNESCO em 2010 como um dos acervos mais importantes do mundo. O patrocínio dessas ações foram conquistados pela Arqpep por meio do Edital CAIXA Cultural 2010 que tem como objetivo fundamental resguardar a memória da sociedade brasileira.

Luciana kellen
Ascom - Arqpep

Nenhum comentário:

Postar um comentário