quinta-feira, 28 de abril de 2011

Arquivo Público do Pará realiza Aula Inaugural de Educação Patrimonial

Na manhã desta sexta-feira, 29.04, no Teatro Estação Gasômetro em Belém (PA) o Arquivo Público do Estado do Pará – APEP realiza a Aula Inaugural da ação “Educação Patrimonial”, segunda fase do Projeto Preservação e Acesso: Proposta de digitalização da documentação colonial existente no APEP. 
 
O objetivo principal de toda essa mobilização é formar e capacitar pessoas para desenvolverem atividades que incluem noções básicas de conservação e tratamento documental, promovendo a inclusão social, o resgate da cidadania e a formação de conceitos em torno do patrimônio histórico e cultural paraense.

A ação irá capacitar um total de 120 pessoas, entre estudantes de escola pública a partir dos 15 anos, idosos, pessoas com deficiência que desenvolvem atividades nos bairros da Terra Firme, Marambaia, Distrito de Icoarací e do Conjunto Tenoné. Além de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas pela Fundação da Criança e do Adolescente – Funcap. 
 
A aula inaugural será para apresentação do projeto, distribuição dos kits aos alunos e definição dos integrantes da primeira turma que já começará no próximo dia 02.05. Estarão presentes O Diretor do Arquivo Público do pará, Eduardo Pinheiros; o Coordenador do Setor de Gestão de Documentos, Leonardo Tori e a Senhora Ethel Soares, especialista em restauração de documentos do APEP.

Sobre o projeto
A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará - Arqpep conquistou recurso para o projeto Preservação e Acesso: Proposta de digitalização da documentação colonial existente no APEP, por meio do Edital Caixa Cultural 2010, que entre as suas ações executa a restauração e digitalização de documentos da Secretaria de Governo da Capitania - período colonial do Brasil (1649 a 1823 - séculos XVIII, XIX e XX), além deste curso de Educação Patrimonial que terá inicio efetivo das aulas no próximo dia 02.05.
Os documentos do período colonial em poder do Estado do Pará é o acervo mais antigo e valioso do APEP, reconhecido pela UNESCO em 2010 como Patrimônio Documental da Humanidade.

Serviço:
Aula inaugural de capacitação “Educação Patrimonial” do Arquivo Público do Pará.
Data: 29.04 as 9h
Local: Teatro Estação Gasômetro no Parque da Residência em Belém (PA).
Maiores informações: 91 – 32191111 / 82641996
Texto: Luciana kellen - Ascom Arqpep / APEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário