quarta-feira, 2 de maio de 2012

Arqpep realiza curso sobre eliminação de documentos

Nos dias 9, 10 e 11 de maio será realizado no prédio do Arquivo Público do Estado do Pará o curso de Eliminação de Documentos. Ministrado pela Professora Doutora Ana Célia Rodrigues, coordenadora do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense, o curso é voltado para os servidores do APEP e faz parte do projeto “Preservação, Conservação e Acesso”, desenvolvido pela Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará e com patrocínio da Petrobras.

O objetivo principal deste projeto é identificar, catalogar, higienizar e recuperar cerca de 80 metros lineares de documentos avulsos que fazem parte do acervo do APEP e nunca receberam nenhum tipo de tratamento técnico adequado. Também faz parte do projeto a capacitação dos servidores do APEP quanto ao melhor modo de catalogar e organizar estes documentos, para depois disponibilizá-los ao pesquisador e ao público em geral.

O curso de Eliminação de Documentos terá módulos teóricos e práticos e nele os servidores do APEP aprenderão mais sobre a identificação e a organização de documentos, garantindo a eficiência no controle dos arquivos e agilidade na localização e recuperação de informações, além de elaboração de plano de classificação e de inventários de arquivos.

Antonio Pacheco Neto - Ascom Arqpep

Nenhum comentário:

Postar um comentário