segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prédio do Arquivo Público será tema de oficina de fotografia

Cravado no centro do Comércio, em Belém, o prédio que o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) ocupa desde 1901 é, juntamente com o acervo de aproximadamente quatro milhões de documentos, uma das preciosidades históricas sob a guarda da instituição.

Agora, como parte das comemorações dos 111 anos do Arquivo Público e uma forma de valorizar este importante legado arquitetônico que resiste como tantos outros no centro histórico de Belém, o fotografo Bob Menezes ministrará, no próximo dia 13 de abril, uma oficina de fotografia que terá como tema o prédio do Arquivo Público do Estado do Pará.

A história da sede do Arquivo Público data de bem antes da fundação da instituição, sendo a sua construção ainda de meados do século XIX. Antes de ser adaptado para tornar-se Biblioteca e Arquivo Público no governo Lauro Sodré, o prédio abrigou o Banco Comercial do Pará.

Com todo esse rico passado histórico nas suas paredes de pedra, o objetivo da oficina é registrar os vários espaços do Arquivo Público, internos e externos, utilizando como suporte principal a fotografia digital. O material que for produzido será exposto no salão do Arquivo Público durante a semana do aniversário.

A oficina será oferecida para adolescentes do ensino fundamental e médio a partir dos 15 anos de idade. Os interessados poderão se inscrever enviando e-mail para o endereço arqpep.comunicacao@gmail.com com nome completo, endereço, data de nascimento, telefone para contato e escola onde estuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário