quarta-feira, 14 de março de 2012

Aniversário do Arquivo Público do Pará terá programação especial para crianças e adolescentes.

Fundado em 16 de abril de 1901, o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) completa neste ano 111 anos de funcionamento. Para comemorar a data, o Arquivo suspenderá o atendimento aos pesquisadores que diariamente vem até o seu centenário prédio para pesquisar no acervo de aproximadamente 4 milhões de documentos para realizar uma série de atividades que privilegiará, principalmente, crianças e adolescentes, formando e estimulando novos pesquisadores.

A programação iniciará com a abertura, que contará com a apresentação de músicos da Fundação Carlos Gomes. Na ocasião também será lançado um concurso de redação para alunos de sexta a nona série do ensino fundamental tendo o Arquivo Público como tema.

Logo após, e durante todo o dia, o Arquivo Público estará aberto para as crianças. Para elas, os contadores de história do Grupo Cirandeiros da Palavra, formado pelos contadores Andrea Cozi, Juracy Siqueira e Sonia Santos percorrerão os espaços do APEP contando um pouco das histórias que estão presentes no vasto acervo da instituição. As crianças ainda terão atividades pedagógicas desenvolvidas pela arte educadora Cilene Nabiça. Utilizando jogos de memória e exercícios com folhas ativas, o objetivo dessas atividades é trabalhar a percepção visual das crianças com a forma e conteúdo, utilizando imagens iconográficas e cartográficas presentes no acervo do APEP. 

Também será feita uma simulação de pesquisa com as crianças, como se ela fosse um pesquisador a procura de informações no Arquivo Público, estimulando nas crianças o processo de leitura e interpretação.

Para os adolescentes, o fotógrafo Bob Menezes ministrará uma oficina nos horários da manhã e tarde. Durante a oficina, que utilizará a fotografia digital como aporte, ele usará o próprio espaço físico do Arquivo Público como personagem e tema das fotografias produzidas.

Antonio Pacheco Neto - Ascom APEP/Arqpep

Um comentário: