segunda-feira, 16 de maio de 2011

"Projeto Preservação e Acesso" entra na segunda semana da Aula de Educação Patrimonial

Aluna aprendendo a fazer encadernação
As aulas de Educação Patrimonial estão em pleno desenvolvimento nas dependências do prédio do Arquivo Público do Estado do Pará - APEP, ação esta que faz parte do Projeto "Preservação e Acesso: Digitalização da Documentação da Colônia" patrocinado pelo CAIXA Cultural por meio da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará - Arqpep.

Ethel Soares, uma das coordenadoras do projeto, no setor de encadernação orientando os alunos
Os 16 alunos participantes do primeiro módulo iniciaram as atividades desde o ultimo dia 09.05, e durante um mês eles passarão por cada setor do APEP, aprendendo o passo-a-passo de todo o processo de cuidado com a documentação histórica de nosso Estado. 
Alunos aprendendo a arquivar, limpar e organizar documentos históricos.
Um dos monitores do curso, Moisés Jordão, orienta quanto o acondicionamento e catalogação dos pamas históricos, e avalia o aprendizado dessas pessoas de forma positiva. Segundo ele, "os alunos estão aprendendo rápido as lições. Para se ter uma ideia, cada aluno está acondicionando em média sete mapas", avalia o monitor se referindo a atividade específica do seu setor.
Aluno recebendo orientação no setor de acondicionamento de mapas e documentos históricos.
 
Entre as atividades apreendidas pelos alunos estão a encadernação de livros e cadernos, catalogação de documentos e mapas, avaliação do estado de conservação dos documentos, condições adequadas de arquivamento, entre outras.

Sobre o projeto
A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (Arqpep) conquistou recurso para o projeto Preservação e Acesso: Proposta de digitalização da documentação colonial existente no APEP, por meio do Edital Caixa Cultural 2010, que que está restaurando e digitalizando documentos da Secretaria de Governo da Capitania - período colonial do Brasil (1649 a 1823 - séculos XVIII, XIX e XX) e promovendo este curso.

Os participantes do curso “Educação Patrimonial” foram indicadas a partir da parceria estabelecida entre o APEP e as Comunidades do Tenoné, da Marambaia, do Ponto de Memória da Terra Firme, do Distrito de Icoarací e da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará – Funcap e terá a duração até março de 2012.
 


Por Luciana Kellen
Ascom - APEP / Arqpep


Nenhum comentário:

Postar um comentário