quinta-feira, 26 de maio de 2011

APEP realiza palestra sobre Materiais e Equipamentos para conservação de documentos

Os interessados em aprimorar ou conhecer materiais adequados para preservação de acervos bibliográficos e documentos terão a oportunidade na palestra “Equipamentos e materiais para preservação, conservação e restauro de acervos bibliográficos e documentais”, que será realizado no Arquivo Público do Estado do Pará – APEP na próxima quarta-feira, 01/06 as 9h.

Quem irá ministrar a Palestra é a especialista em materiais de preservação, Aline Bastos da Conservart – Molducenter, empresa especialista e referencia no Brasil em materiais de conservação para arquivos, bibliotecas e museus.

O evento é uma das ações do projeto “Preservação e Acesso: Digitalização da Documentação da Colonia” realizado na APEP pela Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará – Arqpep em parceria com a Caixa Econômica Federal. A inscrição é gratuita sendo destinado principalmente a instituições governamentais, arquivos, bibliotecas e demais representantes que trabalhem com o setor documental.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Preservação e Patrimônio Documental do APEP, Ethel Soares, a maioria das pessoas desconhecem a necessidade de saber preservar um documentos de maneira adequada, e a palestra irá apresentar materiais e equipamentos que hoje são utilizados para preservação.

“As pessoas fazem algumas coisas erradas no que diz respeito a preservação de documentos, e grande parte por desconhecimento. É preciso ter consciência quando se trata de preservação de documentos, seja de instituições ou aqueles guardados em casa. Temos que considerar que nenhum documento é igual ao outro, e depois de uma avaliação prévia necessária é escolhida a técnica mais adequada para ele”, argumenta Ethel Soares.

Serviço:
Palestra “Equipamentos e materiais para preservação, conservação e restauro de acervos bibliográficos e documentais”
Palestrante: Aline Bastos, especialista em materiais de preservação.
Data: 01.06.2011 (quarta-feira) as 09Hr
Local: Núcleo de Preservação do Patrimônio Documental - ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ
Travessa Campos Sales, 273 - Campina
Fone: (91) 3219 - 1111
Texto: Luciana Kellen / Assessoria APEP - Arqpep

Nenhum comentário:

Postar um comentário