segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Curso atualiza funcionários do Arquivo Público do Pará

A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará (ARQPEP), em parceria com a FACCIO - Consultoria e Serviços Educacionais, promoveu nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2012 o curso de Capacitação Organização e Descrição de Documentos Acumulados em Arquivos Históricos, ministrado pela Profa. Dra. Ana Célia Rodrigues, coordenadora do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense.
O Curso faz parte do do Projeto “Preservação, Conservação e Acesso: proposta de tratamento técnico da documentação avulsa do Arquivo Público do Estado do Pará”; desenvolvido pela ARQPEP para o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) e com o patrocínio da Petrobras. O projeto tem como objetivo identificar, higienizar, recuperar e disponibilizar para o acesso do público em geral 1663 pacotes de documentos avulsos que estão no acervo da APEP.
Durante três dias de aulas teóricas e práticas, o curso capacitou e atualizou servidores, funcionários e pesquisadores do arquivo público com as mais novas técnicas de arquivologia, que já serão implementadas na organização desta documentação avulsa.
Para um dos coordenadores do projeto, Leonardo Torii, o curso serviu como uma grande atualização para o modelo praticado atualmente por outras instituições arquivísticas no Brasil. “Faríamos o trabalho pelos modos arquivísticos que usamos no APEP, que são da década de 50. Com o curso, abrimos os olhos para uma nova realidade”.
O grande desafio deste novo modelo é que ele se orienta com base nos organogramas de cada instituição de origem do documento e a grande maioria destes organogramas mudam de governo pra outro ou simplesmente não existe mais nenhum registro destes. A previsão de conclusão dos trabalhos é de dois anos.
Antonio Pacheco Neto - Ascom APEP/Arqpep

Nenhum comentário:

Postar um comentário