Apresentação inicial do APEP aos alunos. |
Nesta segunda, 13.06, o Projeto "Preservação e Acesso" dá inicio a segunda turma do Curso de Educação Patrimonial desenvolvido no Arquivo Público do Estado do Pará - APEP desde o ultimo mês de maio. Um total de 14 alunos de diferentes comunidades parceiras do projeto compareceram no primeiro dia de aula, e irão adquirir conhecimento sobre encadernação de livros e cadernos, catalogação de documentos e mapas, avaliação do estado de conservação dos documentos, condições adequadas de arquivamento, entre outras.
ALuno recebendo kit do curso. |
Os alunos foram recebidos pelos representantes de cada setor do APEP, que explicaram a dinâmica do curso e descreveram um pouco sobre cada atividade que será desenvolvida por eles. A Coordenadora Administrativa do projeto, Roseane Pantoja, descreve que as expectativas são para que a turma desenvolva as atividades com o compromisso semelhante encontrado na primeira turma. "A primeira turma do curso teve um resultado muito bom. A gende espera que eles se identifiquem com as atividades e possam ver neste curso a oportunidade de se inserir numa profissão", argumenta Roseane.
Sobre o projeto
A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (Arqpep) conquistou recurso para o projeto Preservação e Acesso: Proposta de digitalização da documentação colonial existente no APEP, por meio do Edital Caixa Cultural 2010, que que está restaurando e digitalizando documentos da Secretaria de Governo da Capitania - período colonial do Brasil (1649 a 1823 - séculos XVIII, XIX e XX) e promovendo este curso.
Os participantes do curso "Educação Patrimonial" foram indicados a partir da parceria estabelecida entre o APEP e as Comunidades do Tenoné, da Marambaia, do Ponto de Memória da Terra Firme, do Distrito de Icoarací e da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará – Funcap e terá a duração até março de 2012.
Por Luciana Kellen / Ascom APEP - Arqpep
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