segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tem inicio segunda turma do curso de Educação Patrimonial da APEP




Apresentação inicial do APEP aos alunos.

Nesta segunda, 13.06, o Projeto "Preservação e Acesso" dá inicio a segunda turma do Curso de Educação Patrimonial desenvolvido no Arquivo Público do Estado do Pará - APEP desde o ultimo mês de maio. Um total de 14 alunos de diferentes comunidades parceiras do projeto compareceram no primeiro dia de aula, e irão adquirir conhecimento sobre encadernação de livros e cadernos, catalogação de documentos e mapas, avaliação do estado de conservação dos documentos, condições adequadas de arquivamento, entre outras.


ALuno recebendo kit do curso.

Os alunos foram recebidos pelos representantes de cada setor do APEP, que explicaram a dinâmica do curso e descreveram um pouco sobre cada atividade que será desenvolvida por eles. A Coordenadora Administrativa do projeto, Roseane Pantoja, descreve que as expectativas são para que a turma desenvolva as atividades com o compromisso semelhante encontrado na primeira turma. "A primeira turma do curso teve um resultado muito bom. A gende espera que eles se identifiquem com as atividades e possam ver neste curso a oportunidade de se inserir numa profissão", argumenta Roseane.
Sobre o projeto

A Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (Arqpep) conquistou recurso para o projeto Preservação e Acesso: Proposta de digitalização da documentação colonial existente no APEP, por meio do Edital Caixa Cultural 2010, que que está restaurando e digitalizando documentos da Secretaria de Governo da Capitania - período colonial do Brasil (1649 a 1823 - séculos XVIII, XIX e XX) e promovendo este curso.

Os participantes do curso "Educação Patrimonial" foram indicados a partir da parceria estabelecida entre o APEP e as Comunidades do Tenoné, da Marambaia, do Ponto de Memória da Terra Firme, do Distrito de Icoarací e da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará – Funcap e terá a duração até março de 2012.

Por Luciana Kellen / Ascom APEP - Arqpep


Nenhum comentário:

Postar um comentário